8 Dicas de como colocar em dia a contabilidade da sua clínica Médica!

clínica Médica

17 jan 8 Dicas de como colocar em dia a contabilidade da sua clínica Médica!

A contabilidade é uma área essencial para todo negócio, quer seja no comércio, na indústria ou na prestação de serviços. Sendo uma ciência que estuda o patrimônio, abrange vários setores importantes da empresa, como o financeiro, custos, recursos humanos e tributário.

O profissional da área médica, muitas vezes não está preparado para lidar com a administração e escrituração de seu negócio. Todo seu esforço está voltado para exercer a medicina. E com razão! Foram anos e anos de estudo dedicados em fornecer aos seus pacientes o melhor tratamento médico.

Porém, sua clínica Médica é uma empresa e precisa funcionar como tal. É necessário contratar funcionários, efetuar pagamentos de fornecedores, receber dos clientes, recolher impostos, apurar lucros, enfim precisa se estabelecer como pessoa jurídica.

E como conciliar a empresa e o exercício da medicina, fazendo ambos funcionar redondo? Em sincronia? Afinal de contas, o sucesso da sua clínica Médica é visto como um todo!!!

Então vamos lá!!  Queremos compartilhar 8 dicas para colocar em dia a contabilidade de sua clínica Médica, que serão de grande ajuda para tornar sua empresa um sucesso.

          1-Contrate um profissional de contabilidade

Como já diziam os avós: “Ninguém é obrigado a saber tudo”. O contador é o profissional que se responsabilizará pela escrituração do seu negócio. Atividades como controle de fluxo de caixa, apresentar demonstrativo de resultados financeiros, realizar planejamento tributário, gerência de recursos humanos, fazem parte da rotina do contador.  É a praia dele!!

Não é possível manter sua clínica Médica sem um contador responsável, especializado em contabilidade para clínicas médicas, principalmente quando não se tem conhecimento sobre contabilidade. Além do mais, tendo o contador com o controle financeiro do consultório médico, possibilita ao médico focar no atendimento ao paciente.

          2-Separe as contas pessoais das contas da sua clínica

Embora seja um erro grave e fatal para as empresas, é comum o empresário utilizar as contas pessoais para pagamentos de despesas da pessoa jurídica ou vice-versa. Separar as contas é a maneira eficiente de manter uma visão real do lucro ou prejuízo do seu negócio. Reserve também uma retirada pró labore para pagamento de suas despesas pessoais.

          3-Realize controles periodicamente

Não deixe para verificar os balanços contábeis somente ao final do encerramento do período. A análise deve ser mensal! O contador apresenta os números e resultados, porém é o gestor quem toma as decisões. Caso ocorram discrepâncias nos números contábeis apresentados, é possível socorrer a tempo, para que ao encerrar o ano civil, o objetivo da empresa seja atingido.

          4-Controle o caixa

Organize em uma planilha o controle de fluxo do caixa. É muito importante que o controle das entradas e saídas seja feito diariamente e que o pagamento seja destinado às despesas da sua clínica. É uma planilha que além de fácil elaboração, fornece a rentabilidade e lucratividade diária da sua clínica.

          5-Mantenha os documentos da empresa organizados

Assim como o prontuário do paciente relata o histórico da vida dele, assim também os documentos contábeis retratam a história da empresa. Os documentos devem ser organizados e arquivados em local adequado para que possam comprovar as atividades exercidas pela sua clínica Médica.

           6-Utilize softwares de gestão

Isso é essencial! Como a medicina também se utiliza de programas de computador para diagnosticar seus pacientes, assim também a contabilidade utiliza os softwares de gestão para diagnóstico da empresa. Todos os processos contábeis informatizados são mais ágeis e confiáveis. Portanto, não há porque não fazer uso desta importante ferramenta tecnológica.

         7-Encontre um colaborador capacitado em administração

É esse colaborador que, sob seu comando, irá administrar a parte burocrática da sua clínica Médica. Será responsável por emitir recibos, encaminhar documentos ao escritório de contabilidade, receber o pagamento de clientes, cadastrar clientes, enfim gerir a rotina diária de um consultório médico.

          8-Esteja preparado para tomada de decisões  

A morosidade na tomada de decisões na gerência de sua clínica Médica pode resultar em prejuízos financeiros. Portanto, procure estar atento às orientações do contador, agindo com presteza e rapidez na tomada de decisões, para que não incorram prejuízos irreparáveis para a empresa.

São dicas de simples execução, relativas a áreas distintas, que combinadas, certamente resultarão no sucesso da sua clínica médica no mundo corporativo!

Nenhum comentário

Postar um comentário