Acabei de me formar em odontologia, devo abrir um consultório odontológico ou me filiar a clínica?

Abrir um Consultório Odontológico

04 abr Acabei de me formar em odontologia, devo abrir um consultório odontológico ou me filiar a clínica?

Você finalmente encerrou os cinco anos de dedicação à faculdade de odontologia, e agora está aí se perguntando se deve abrir um consultório odontológico ou se filiar a uma clínica?

Acompanhe o nosso post de hoje e vamos te ajudar a diminuir essas dúvidas!

O que é uma pessoa jurídica?

Pessoa jurídica é uma entidade constituída por indivíduos e com reconhecimento pelo Estado como detentora de deveres e direitos. O termo pode ser usado para se referir a empresas, organizações, governos ou qualquer grupo que tenha sido criado com uma finalidade particular.

Quais são as vantagens em abrir um ser uma pessoa jurídica?

Rendimento maior

As contratações como pessoa jurídica, geralmente, possuem remunerações mais altas em relação às que são oferecidas como CLT. Isso acontece porque a empresa que contrata gasta bem menos fazendo um acordo comercial com outra empresa, do que tornando um funcionário efetivo.

Flexibilidade de horários

Diferente de um funcionário CLT, que precisa  trabalhar 40 ou 44 horas por semana com um período fixo diariamente, um PJ, normalmente, trabalha por hora sem período fixo, ou seja, tem total liberdade para intercalar outras tarefas e até mesmo atender mais de um cliente, já que não existe vínculo empregatício.

Com toda essa flexibilidade, geralmente, o profissional acaba trabalhando mais horas por dia e aumentando seu rendimento.

Você acabou de se formar, e agora o que fazer?

Não existe uma resposta exatamente correta para essa pergunta e cada recém-formado em odontologia faz um percurso distinto, que geralmente está ligado às experiências, tanto em relação ao tempo de sua graduação quanto as portas que se abrem depois da formatura.

O certo é aproveitar o período da faculdade para fazer estágios em áreas diferentes, pois além da experiência o estudante já vai iniciar a formação do seu networking, que é fundamental na batalha do mercado de trabalho.

Uma vez formado, conforme o MEC, o correto seria prolongar um pouco mais o tempo de estudos, fazendo uma especialização na área enquanto age como funcionário de alguma clínica ou abrindo um consultório odontológico próprio.

Já segundo orientações do INEP, pede que o dentista faça de uma até duas especializações na área, para conseguir ter mais oportunidades profissionais, afinal, ele finalmente é um dentista!

Falando relacionado aos meios de negócio disponíveis para o recém-formado em odontologia, há uma grande diversidade, onde você pode até abrir um consultório odontológico ou mesmo entrar em uma franquia odontológica, onde você recebe todas as informações que serão necessárias para abrir o negócio com uma estrutura de qualidade e de forma certa.

Uma desvantagem notável do recém-formado em odontologia é que ao abrir um consultório odontológico, muitas vezes o negócio não prospera devido à algumas falhas em áreas essenciais, dentre as quais destacamos:

  • Gestão de pessoas;
  • Financeira;
  • Logística;
  • Marketing.
  • Contabilidade.

Todas essas áreas citadas são fundamentais para que o consultório consiga se fundamentar e tenha muito sucesso. O mais importante é procurar maneiras de extinguir esses problemas e conseguir uma orientação, sendo ela partindo de uma consultoria contábil ou até mesmo vindo de uma franquia especializada.

De acordo com a Associação Comercial do Brasil, as chances de uma nova empresa ter sucesso aumentam em 30% quando ela está ligada a um projeto de franchising. Porém, com a orientação de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para dentistas, muitos dentistas empreendedores têm obtido muito sucesso ao abrir um consultório odontológico próprio.

A dica é conseguir investir em inovação e claro, ter um bom gerenciamento contábil. Atualmente existem no Brasil algumas organizações voltadas para este mercado, onde podem dar um apoio ao planejamento de grande parte das atividades de gestão da sua clínica ou consultório, tornando mais fácil seu crescimento e amadurecimento no âmbito profissional.

Precisa de ajuda ou algum esclarecimento? Entre em contato conosco, teremos um imenso prazer em ajudá-lo.

Até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário