Como aumentar sua produtividade como profissional liberal! Veja nossas dicas

profissional liberal

10 jan Como aumentar sua produtividade como profissional liberal! Veja nossas dicas

Com tanta correria, se dividir em mil coisas é um grande desafio!

Como profissional liberal, você precisa manter a disciplina e ao mesmo tempo, sem perder a produtividade e o foco nos resultados.

Gerir tudo, com ordem de prioridade não é fácil. Fechar contratos, fazer ligações, negociar, visitar clientes, fazer pagamentos, fazer a gestão financeira, desenvolver projetos e atender bem, sempre exige bastante do empreendedor liberal que ama o que faz e que se empenha ao máximo para dar conta de tudo.

O senso de responsabilidade, muitas vezes é tão grande, apesar do tempo parecer tão pequeno para fazer tudo o que é necessário. Por isso, hoje você, profissional liberal, poderá conhecer algumas dicas eficazes por quem já passou pelo mesmo processo e conseguiu equilibrar tudo.

      1-Liste as 5 tarefas prioritárias do dia

São muitas responsabilidades. Há tanto o que fazer que, definir apenas 5 tarefas é difícil, na maior parte do tempo.

Mas para começar bem, é preciso delimitar e focar. Nesse sentido antes de começar os trabalhos, pare, respire e liste 5 tarefas que você precisa desenvolver por ordem de urgência.

Pense o que é mais relevante e emergencial. Depois disso, execute o passo a passo. Não interrompa as tarefas e faça o possível para conduzir os trabalhos de modo correto.

Só atualize essa lista, quando esses 5 itens tiverem sido finalizados. Se 5 for demais para você comece com 3 ou 4.

      2-Monitore e controle os acessos e trabalhos

Lidar com tantas exigências rotineiras, exige muita determinação. Por isso, é preciso direcionar as demandas, do contrário você perderá muito tempo e não logrará êxito nas necessidades.

Por isso, separe tarefas e tempo para cada coisa, exemplo:

  • De 07:00 às 12:00 – responder e-mails e enviar contratos.
  • De 12:30 às 13:00 – parada para o almoço.
  • De 14:00 às 17:00 – reunião com Josefa e Renato da empresa X.
  • De 17:30 às 18:30 – Desenvolvimento do serviço Y.
  • De 18:30 em diante – fim do expediente.

Estipule isso na sua agenda, pois dessa forma, além de ter maior organização, conseguirá ter melhores resultados.

        3-Tire tempo para descansar

Não é incomum profissionais liberais trabalharem mais de 12 horas diárias e com essa velocidade do tempo. Muitos se alimentam rapidamente, sem nem sentir o sabor da comida. Quando não enquanto digitam o contrato com uma mão a outra segura o sanduíche…

É luta e quem é empreendedor liberal sabe bem como é essa rotina, mas apesar de ser apaixonante trabalhar com maior liberdade, é preciso também ter tempo para descansar, caso contrário, ficará doente.

      4-Tenha uma boa alimentação e faça atividades físicas

Na rotina da correria, é fácil se alimentar de bobagens. No entanto, a má alimentação e comidas práticas como cozinhas e outras, fazem muito mal a saúde, gerando dessa forma, prejuízos na produtividade.

As atividades físicas são outra forma de exercitar a mente e o corpo e de trazer motivação e inspiração. Além de tudo isso, os exercícios eliminam o estresse e conduzem de forma colaborativa para a boa manutenção dos órgãos e células. Sendo assim uma ótima fonte de produtividade.

       5-Se estimule

Estimular a mente, a criatividade e a motivação são passos fundamentais para quem precisa desempenhar muitas tarefas diárias. Muitos recursos podem beneficiar nesse sentido, através da música, da arte, da dança, da leitura e da reflexão/ meditação.

Sendo assim, é sábio nutrir não somente o corpo, mas o cérebro e a mente, de maneira positiva.

Depois dessas dicas fica fácil entender porque grandes empreendedores bem-sucedidos adotam uma vida cheia de atividades, mas tendo consigo algo essencial: equilíbrio!

Até próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário