Fisioterapeuta: você tem esses aparelhos para montar uma clínica de fisioterapia?

montar uma clínica de fisioterapia

02 jan Fisioterapeuta: você tem esses aparelhos para montar uma clínica de fisioterapia?

Montar uma clínica de fisioterapia requer bastante trabalho e uma estratégia bastante precisa. Mas, saiba que isso não é tudo!

Uma clínica de fisioterapia é composta por vários fatores igualmente imprescindíveis! Primeiro, é preciso do profissional fisioterapeuta, de uma boa infraestrutura para montar a sala, e, depois, dos equipamentos.

Vamos falar sobre alguns dos aparelhos mais importantes que não podem faltar em nenhuma clínica de fisioterapia que se preze. Portanto, se você deseja começar sua clínica com o pé direito, é bom ficar de olho nessas dicas.

Aparelhos para montar uma clínica de fisioterapia

Não é possível abrir uma sapataria se você não tem sapatos para vender, correto? E desse mesmo modo, não é possível montar uma clínica de fisioterapia se você não dispõe dos aparelhos necessários para que os pacientes possam usar.

Sendo assim, os aparelhos são parte fundamental da clínica, e antes que você pense em abri-la, é melhor providenciar cada um deles primeiro.

Aparelho TENS

Esse é um dos principais aparelhos para abrir uma clínica de fisioterapia. Isso porque ele é utilizado quando o paciente já apresenta dores, sejam elas crônicas ou que surgiram recentemente. Isso inclui a fisioterapia depois de uma operação também. Ou seja, é muito importante tê-lo em sua clínica.

Esse aparelho é digital e funciona através de estímulos elétricos, por isso, vem acompanhado de eletrodos e cabos. Além disso, é preciso conferir se ele veio junto com o seu manual, pois é através deste que você poderá entender melhor como o aparelho funciona, e como montá-lo também.

Aparelho para aferir pressão

Antes de começar qualquer processo fisioterapêutico é preciso verificar se a pressão do paciente está em boas condições. Caso seja notado que há algo de errado, o paciente não poderá ser submetido à sua sessão de fisioterapia do dia, com principal intuito de proteger a sua condição cardiovascular.

Sendo assim, o equipamento para aferir a pressão arterial é um dos principais aparelhos para montar uma clínica de fisioterapia.

Turbilhão

Para pacientes que sofrem de dores crônicas, é recomendada a hidroterapia, ou seja, um processo fisioterapêutico que utiliza também a água. E para melhor execução das sessões, é recomendado o turbilhão.

É um aparelho que se enche de água e pode tratar tanto dos membros superiores ou inferiores quanto do corpo todo.

Bola

Aquelas bolas grandes também são ótimos aparelhos e são essenciais para qualquer um que deseja montar uma clínica de fisioterapia. Isso porque elas são usadas para reeducar a postura dos pacientes, a fim de que eles possam tratar um problema sério já existente, ou que possam prevenir outros.

Tubos elásticos

Em casos de fisioterapia dos membros superiores ou inferiores, os tubos elásticos são muito recomendados. Isso porque eles são usados para fortalecer esses membros, mas, antes de usá-los com o paciente, verifique a qualidade do material.

Ultrassom

O ultrassom para fisioterapia também é um aparelho importante. Através de suas ondas, ele é capaz de ajudar no processo de cura de dores musculares ou até de inflamações. Mas, como ele possui um painel de controle com diversas funções, é preciso que o profissional saiba usá-lo bem.

Se você, fisioterapeuta, quer investir em seu próprio espaço, agora já sabe quais são os principais aparelhos para montar uma clínica de fisioterapia. Aproveite as dicas e comece já o seu negócio!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Marques. Contabilidade para fisioterapeutas é uma das nossas maiores especialidades!

Quer ser um fisioterapeuta do trabalho? Saiba mais sobre isso aqui!

Sucesso e até a próxima.

Nenhum comentário

Postar um comentário