Gestão ambiental na indústria de confecção

Gestão ambiental

11 jul Gestão ambiental na indústria de confecção

As indústrias que não colocam como parte de suas estratégias empresariais, garantir que suas atividades sejam feitas visando também a proteção do meio ambiente, conquista uma imagem nem um pouco positiva frente a sociedade, criando dessa maneira uma antipatia e rejeição dos clientes pelos seus produtos, que faz com que aos poucos, haja uma perda da competitividade e a redução dos rendimentos.

Vendo dessa forma, o reconhecimento da importância da isenção das indústrias dentro de um paradigma de sustentabilidade, além de ser uma atitude politicamente correta, também é vista como uma vantagem competitiva no mercado, sendo desta maneira, algo essencial para as organizações empresariais.

Atualmente as exigências referentes às medidas que precisam ser adotadas para proteger meio ambiente conforme atitudes da sociedade, ou seja, vindo de ações de:

  • Fornecedores;
  • Consumidores;
  • Governo;
  • Instituições não governamentais.

Assim, está cada vez mais crescente a preocupação com a proteção do meio ambiente e se torna algo que se expande até o campo econômico, e especialmente, ao setor de confecção industrial.

Por isso, hoje nós vamos falar sobre a importância da gestão ambiental na indústria de confecção!

O que é a Gestão ambiental

Este é o item que tem como objetivo realizar uma análise de como o setor empresarial devem  se posicionar em suas práticas e estratégias de ações visando às questões ambientais, reforçando que isso deve ser juntamente com os seus processos produtivos, fazendo com que sejam expostos os principais conceitos que permeiam a implantação do sistema de gestão ambiental e produção mais limpa.

Sistema de Gestão Ambiental – SGA

Conforme foi implantada a política ambiental, também foi gerada uma definição de um programa cujo objetivo é garantir a melhoria do desempenho ambiental da confecção.

Neste sentido, a organização empresarial que quer conseguir obter o certificado ISO 14000 tem que implementar um SGA seguindo as seguintes etapas:

  • Comprometimento e definição da política ambiental;
  • Elaboração do plano de ação, tendo como foco o combate de impactos ambientais ligados a processos produtivos;
  • Requisitos legais e corporativos;
  • Objetivos e metas e plano de ação e programas de gestão ambiental;
  • Implantação e operacionalização de alocação de recursos,
  • Estrutura e responsabilidade,
  • Conscientização e treinamento,
  • Comunicação e documentação do sistema e, controle operacional e respostas às emergências;
  • Avaliação periódica quanto ao monitoramento das ações, ações corretivas e preventivas, registros e auditorias do SGA; e revisão do SGA.

Vantagens estimulam pequenos empreendedores que querem gerir seus resíduos

Fazer um investimento em um sistema de gestão ambiental (SGA) pode oferecer a sua empresa de confecção diversos benefícios, até mesmo financeiros, em longo prazo.

Com o SGA sendo praticado em sua empresa, torna-se possível fazer:

  • Uma economia de matéria-prima;
  • Aumentar a eficiência da produção;
  • Diminuir a geração de resíduos, fazendo com que estes tenham uma destinação adequada, que não atinja de maneira negativa o ambiente, ou que até possa gerar lucros, como é o caso da venda.

Além de fazer com que a empresa tenha uma melhor reputação, ela vai conseguir se tornar mais competitiva do ponto de vista comercial, porque isso reduz de maneira considerável o risco de multas por descumprimento da legislação ambiental e eleva suas chances de obtenção de crédito, por exemplo.

Viu só como é importante implantar um sistema de gestão ambiental em sua confecção? As vantagens são bem grandes e sem dúvida irão favorecer a sua empresa de várias formas. Por isso, não deixe de implantar este sistema. É melhor para você e também para o meio ambiente!

E como anda a gestão contábil de sua confecção? A Marques é uma Empresa de Contabilidade em Carapicuíba – SP. Somos especializados em Contabilidade para Confecção, e podemos fazer muito pela gestão contábil e financeira de sua empresa!

Qualquer dúvida entre em contato conosco! É sempre um prazer falar com você!

Até breve…

 

Nenhum comentário

Postar um comentário