Momentos de decisão: os segredos de montar e manter um consultório odontológico

área odontológica consultório

20 dez Momentos de decisão: os segredos de montar e manter um consultório odontológico

Você é um recém-formado ou já trabalha na área odontológica há um tempo, mas está querendo dar um passo a mais nessa profissão, tendo o seu próprio consultório?

E… talvez não seja tão fácil quanto você espera… Mas, como nada se conquista sem verdadeiros desafios, desde que você esteja disposto a enfrentá-los, tudo se fará.

Em primeiro lugar, nada de lances precipitados! Procure estudar com calma o planejamento de seu empreendimento e ver se seus investimentos estão preparados para isso. Para se montar um consultório odontológico, deve-se estar disposto a gastar pelo menos uns vinte mil reais. Caso você tenha a renda necessária para este projeto, atente-se às próximas dicas.

Escolha do local de seu consultório odontológico

Como segundo passo, deve-se procurar o local onde você estabelecerá o espaço odontológico. Através da localização, você terá uma base para saber com que tipo de público tratará, adaptando-se às suas exigências.

O acesso de seus clientes ao consultório odontológico, também é outro ponto a ser estudado. Caso você opte em estabelecê-lo em um prédio empresarial, terá algumas desvantagens, como a falta de visibilidade do público – o que exigirá uma boa campanha de divulgação. Em contrapartida, poderá economizar no aluguel, pois eles costumam ser mais baratos. Já um ambiente térreo tem mais chances de ser encontrado, porém traz mais despesas pelo fato do aluguel ser mais caro e as despesas com manutenção também.

Do mesmo modo, você deverá ter em mente o espaço de seu ambiente de trabalho. Um consultório odontológico não pode ter menos que dez metros quadrados. E, a sala de espera, deverá ter ao menos seis metros quadrados.

Equipamentos necessários para se abrir um consultório odontológico

Você deve servir-se de todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento de sua consulta, tendo cadeira odontológica, autoclave, fotopolimerizador, compressor, raio X, kit alta e baixa rotação, negatoscópio.

Além destes equipamentos, seu consultório precisará de móveis, cadeiras para a sala de espera, mesa para a recepcionista e vários outros objetos, que também devem ser postos em sua lista de planejamento.

Como deve ser a sala de espera?

Você deve montar uma sala de espera agradável, que proporcione algum conforto ao seu cliente, durante o período em que aguarda ser atendido. O ideal é que tenha cadeiras – e se possível, até mesmo poltronas – individualizadas, a fim de evitar desconfortos.

Ela deve ter uma iluminação por meio de janelas, ou ao menos com luminárias que tenham lâmpadas comuns , que proporcionem um ambiente agradável.

Constituição da sala de atendimento odontológico

O consultório também deve ter uma boa iluminação, a fim de o que o dentista consiga avaliar com precisão os dentes de seus pacientes. O ideal é que se tenha luz natural e lâmpadas de led brancas.

Você deve se atentar também na combinação das cores de seu consultório, evitando carregá-lo do branco, tão encontrado em seu ambiente. Aconselha-se uma cor como o verde claro ou azul claro, que passa um tom de repouso ao paciente.

Regras básicas de gestão

Tenha uma contabilidade assertiva, pois ela te dará apoio em tudo o que sua empresa precisar, tanto no departamento do Fisco, quanto no regime tributário e ações de balanço e equilíbrio financeiro, além do apoio em recursos e investimentos!

Como divulgar seu consultório?

Um dos melhores trabalhos de divulgação que você pode fazer é através da boa apresentação de seu ambiente, que estimula grandes resultados de indicação. Porém, de nada vale o espaço físico, se você não for um profissional eficaz, que saiba apresentar qualidade também no atendimento e no relacionamento com o público.

O atendimento a convênios de saúde é outro grande fator para o crescimento odontológico, pois apesar de exigir alguns valores baixos de serviços, aumenta rapidamente o número de clientes, que também têm grande peso nas indicações.

Como empreendedor você deve atentar-se a pontos essenciais para o bom andamento de seu negócio, como os métodos de atrair, manter e satisfazer os clientes.

Você deve ir atrás de seus pacientes elaborando boas campanhas de marketing que aumentem a visibilidade de seus serviços, infiltrando-se também no marketing odontológico digital, grande aliado da boa e eficaz divulgação.

Enfim, o empresário dentista deve saber unir seu profissionalismo às regras de apresentação, através de planos de serviços bem estruturados e espaços físicos agradáveis e atraentes. Ou seja, o dentista, bem como sua equipe, deve prestar um atendimento de qualidade, que promova o conceito de sua clínica odontológica, a fim de manter e conquistar novos clientes.

Até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.