Você sabe por que é preciso segmentar seu negócio?

segmentar seu negócio

23 nov Você sabe por que é preciso segmentar seu negócio?

Olá!

Hoje iremos falar sobre segmentação de mercado, mas você sabe nem que seja de maneira ampla o que é isso? não? vamos te explicar!

A segmentação significa dividir o mercado em grupos de compradores com expectativas e necessidades semelhantes para adequar as estratégias de venda do seu negócio. Ou seja, ao segmentar o seu negócio, fica mais fácil se comunicar diretamente com o público para quem você deseja vender.

Esse conceito fica simples de visualizar quando falamos sobre restaurantes. Existem tipos para todos os gostos: lanches baratos, pratos refinados, comida saudável, com foco em alimentos veganos ou baseado na cultura de um povo – como comida mexicana, italiana ou japonesa.

Optar por um desses nichos significa segmentar o público, pois os consumidores do cachorro-quente de R$5 possuem hábitos de compra completamente diferentes dos clientes que frequentam restaurantes premiados.

A importância de segmentar o seu negócio

Mas qual é a real importância de segmentar o seu negócio? Um grande erro cometido pelos empreendedores iniciantes no mercado é tentar atender a todos os públicos. Isso torna a empresa extremamente generalista, sem a capacidade de satisfazer nenhum dos perfis de forma plena.

Imagine uma papelaria que vende, também, artigos de vestuário e cosméticos. Se você precisar comprar um artigo de papelaria, vai procurar uma empresa especializada nisso, certo? O mesmo serve para a compra de roupas ou de cosméticos. Ou seja, ao tentar atender todo mundo, essa empresa ficará sem atender cliente algum.

Segmentar o seu negócio significa vender para quem quer comprar. Essa mesma papelaria do nosso exemplo poderia focar apenas em estudantes e profissionais da arquitetura, por exemplo, se tornando uma referência nesse setor e conquistando uma clientela fiel. Você consegue enxergar a diferença?

Para que a importância de segmentar o seu negócio fique bem clara, listamos as suas principais vantagens. Veja só:

  • Conhecimento sobre o público – A segmentação do público permite que você conheça profundamente os gostos, necessidades e desejos do seu consumidor e adapte o seu negócio para atendê-lo.
  • Adequação do produto – O seu produto ou serviço consegue satisfazer o público? Segmentar o seu negócio permite que você consiga suprir exatamente o que o consumidor deseja.
  • Otimização do atendimento Se você quer impressionar os seus clientes com um atendimento fantástico, o primeiro passo é conhecer todas as suas particularidades.
  • Ações de marketing eficientes – Outro benefício ao segmentar o seu negócio é ser assertivo nas suas ações de marketing, pois, assim, você consegue dialogar diretamente com quem pode se interessar na sua empresa.
  • Construção de uma credibilidade no mercado Isso tudo contribui para a construção da credibilidade da sua marca no mercado como uma referência no nicho escolhido.

Espero que você tenha gostado da nossa dica de hoje. Sucesso e até a próxima! ?

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