Precificação de produtos e serviços no ramo da moda: Aprenda a fazer de forma efetiva e evite prejuízos.
A precificação no mercado da moda pode afetar de forma positiva ou negativa a lucratividade e crescimento dos negócios no mercado da moda. Por isso é essencial saber fazer uma precificação efetiva. Veja 5 dicas para ter sucesso nesse processo.
Para gerenciar um negócio é fundamental ter um amplo conhecimento de diversos fatores que podem implicar no resultado final do empreendimento.
Para quem atua no mercado da moda, a questão mais importante e que geram maiores dúvidas é a respeito da precificação de produtos e serviços.
Isso porque, para o sucesso dessa tarefa é essencial saber fazer uma precificação justa e efetiva para ambos os lados, empreendedor e cliente.
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Saber como realizar uma precificação de produtos e serviços justa e efetiva é fundamental para o sucesso de um negócio, isso porque uma boa estratégia de definição de preços pode atrair seus clientes, aumentar vendas e ajudar no crescimento do empreendimento.
Porém entende-se que essa tarefa pode ser um pouco difícil de ser executada com efetividade, tendo em vista a larga complexidade que exige, trazemos um artigo com 5 dicas essenciais para a montagem de uma precificação efetiva no mercado da moda.
Quer entender melhor como gerenciar um negócio da moda? No nosso blog você encontra diversos materiais direcionado para o mercado da moda e seu gerenciamento. Acesse os links abaixo e veja.
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O que é a precificação de produtos e serviços?
A precificação de produtos e serviços é a definição dos preços, mas para a realização eficiente dessa tarefa é necessário analisar diversos fatores, como:
- Custos gerais do negócio;
- Concorrência e mercado de atuação;
- Perspectiva do consumidor;
- Lucro estipulado.
Qual a importância de uma boa precificação?
Uma boa precificação pode gerar um equilíbrio necessário para as empresas, entre custos e despesas, valores de comercialização no mercado e retorno com a comercialização.
De maneira resumida, a precificação é importante para gerar lucros para a empresa, tendo em vista que, um preço muito baixo pode gerar prejuízos, supondo que os ganhos adquiridos não conseguem suprir os custos de produção e comercialização, e um alto preço afasta os clientes, gerando também prejuízos.
Uma precificação correta consegue alavancar os lucros do negócio proporcionando possibilidade de melhorias acessíveis para empresas com uma boa margem de lucro.
Dicas essenciais para a precificação no ramo da moda
1-Leve em consideração os custos e despesas
Para comercializar qualquer produto ou realizar a prestação de serviços é necessário lidar com diversos custos.
Qualquer empresa tem custos que são necessários e essenciais para a produção e entrega final do produto ou serviço prestado, nesse caso são gastos essenciais para o resultado final dos processos na empresa.
Todo esse processo também envolve uma série de despesas, como por exemplo, despesas com aluguel, impostos, entre outros.
2-Considere as variáveis
Tenha em mente que apesar de definir um preço para o seu produto ou serviço, o mercado pode sofrer interferências em certos períodos.
Por isso é importante levar em consideração questões, como:
- Custos fixos
São custos que independem das vendas ou serviços prestados
- Custos variáveis
Esses valores podem sofrer variações de acordo com a intensidade ou forma de produção dentro do negócio
- Sazonalidade
Na sazonalidade pode haver variação de valores de acordo com a intensidade de procura, ou por fatores externos, e até mesmo de acordo com o período do ano.
3- Estude o seu cliente e a concorrência
Para realizar essa tarefa é essencial saber como o cliente vê o mercado, quais as suas expectativas em torno de qualidade, preços e valores, e como a concorrência se comporta.
Observar a concorrência pode te trazer diversos ensinamentos, de como deve-se ou não prosseguir.
4-Leva em consideração as particularidades do que é oferecido
Sabemos que na prática a precificação de produtos e serviços pode não seguir os mesmo padrões, isso porque precificar um bem tangível é bem mais simples que precificar algo não tangível, por isso, veja alguns pontos importantes para cada situação.
Precificando produtos
- Definir a margem de lucro;
- Diferencie valor de preço;
Precificando serviços
- Leve em consideração o custo de mão de obra;
- Identifique os valores e qualidade oferecido no mercado;
5-Conte com o apoio de um profissional contábil
Saiba que o apoio de um profissional contábil pode ser o diferencial que está faltando para ter uma maior eficiência na sua precificação?
Existem diversas formas de exercer a precificação e entender do mercado de atuação é um dos pontos mais importantes para a identificação e criação de estratégias eficientes de precificação.
Conte com a Marques Contabilidade
A Marques Contabilidade é especialista em contabilidade para confecções e varejo de moda. Nossos profissionais dispõem de todo conhecimento necessário para realizar uma precificação de produtos e serviços efetiva e potencializar seus lucros.
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Nossos profissionais têm larga experiência em cada área de atuação, promovendo uma gestão contábil com foco no desenvolvimento empresarial, tornando nossas parcerias duradouras.
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