Há tempos surgem vários questionamentos a respeito dos fisioterapeutas serem considerados e chamados de médicos em sua área de atuação. E abaixo você irá entender melhor a respeito disso.
O que é a fisioterapia?
De acordo com a confederação mundial de fisioterapia, essa é caracterizada como a área da saúde que se responsabiliza pelo desenvolvimento, manutenção e reabilitação das capacidades de funcionalidade e mobilidade das pessoas durante toda a sua vida.
O principal objetivo dessa profissão é conseguir identificar e aumentar a qualidade de vida de todas as pessoas, juntamente com a capacidade de movimento de cada indivíduo. Ela sempre foca na prevenção, habilitação, promoção, tratamento, intervenção e reabilitação da saúde.
Para a fisioterapia, a movimentação funcional de cada indivíduo é essencial quando o assunto é ter uma saúde saudável.
Essa área da saúde vem sofrendo uma grande evolução conforme o tempo está passando. Cada vez mais essa profissão vem se tornando mais importante, pois o papel do fisioterapeuta é essencial e muito importante quando o assunto é resolver problemas ortopédicos ou até mesmo movimentos que estão comprometidos.
No Brasil, a fisioterapia começou a evoluir mais ou menos na metade da década de 70, quando houve leis aprovadas e regulamentadas que criaram os Conselhos Federais e Regionais da profissão.
Conforme a história da fisioterapia foi passando por muitos processos de mudanças (não pense que parou, pois até hoje ela passa por vários estudos e reformulações) conforme toda área da saúde, ela se tornou indispensável na vida de muitos.
Nos dias de hoje, ela é muito importante, pois ela age nos procedimentos pós-cirúrgico, pré-cirúrgico, em casos ortopédicos, terminais, pediátricos, geriátricos, estéticos, neurológicos, entre outros.
Em todas essas áreas, a profissão é bem importante, pois ela atua no quadro clínico do paciente, fazendo com que a sua qualidade de vida melhore de modo significativo.
O fisioterapeuta
Quando uma pessoa se encontra incapaz de utilizar as suas funções e a sua mobilidade por causa da dor, doenças, lesões, incapacidade, longos períodos sem ser ativo ou até mesmo por causa do envelhecimento, o fisioterapeuta é o profissional da saúde indicado para fazer uma avaliação completa do paciente.
Essa avaliação não é somente para que o bem-estar do paciente seja analisado e sim o seu estado social, emocional e psicológico, para que desse modo possa se obter um diagnóstico completo e assim, o tratamento seja adequado para cada pessoa.
O fisioterapeuta tem um vasto conhecimento quando o assunto é a anatomia e a fisiologia do movimento e do corpo, promovendo assim a independência e a mobilidade dos recém-nascidos, até os idosos acima de 100 anos.
E é agora que a sua dúvida vai ser respondida. Afinal, fisioterapeuta é médico ou não?
Depois de tudo o que foi dito, será mesmo que ele não pode ser considerado doutor? Depois de todas as maravilhas que estamos cientes que um fisioterapeuta pode realizar?
E a resposta é: Fisioterapeuta não é Médico, porém pode ser chamado de Dr.! Afinal, a origem da palavra doutor é de uma palavra latina doctor, que quer dizer professor ou mestre que pertence à família do verbo docere que a tradução é ensinar.
Sendo assim, se formos levar em consideração a origem da palavra, um doutor é aquele que ensina. E o fisioterapeuta, ensina ou não ensina? Claro que sim.
De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o fisioterapeuta precisa se apresentar como doutor na sua atuação profissional com respaldo legal para isso, levando em consideração o princípio da isonomia, da tradição cultural do seu país natal e a sua formação científica profissional.
Não é de hoje que advogados, médicos e engenheiros vêm sendo considerados doutores sem nem mesmo possuírem doutorado e isso acontece por causa do respeito que suas profissões conseguiram com o passar dos anos, juntamente com a sua importância e seu grau de instrução.
Desse modo, podemos concluir que não somente os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, porém outros profissionais de nível superior, tem o direito de se portarem como tais em suas determinadas áreas de atuação.
Até a próxima!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Marques pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Marques Contabilidade.
Nossos profissionais têm larga experiência em cada área de atuação, promovendo uma gestão contábil com foco no desenvolvimento empresarial, tornando nossas parcerias duradouras.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!