O que é o Omnichannel e porque utilizá-lo no ramo da moda

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Conheca Os Principais Desafios Do Omnichannel No Varejo Da Moda Blog (1) - Marques Contabilidade

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Omnichannel: principais desafios na utilização da estratégia

É difícil encontrar nos dias atuais pessoas que não tenham realizado uma compra de forma on-line, ainda mais pós pandemia e quarentena.

A maneira como o consumidor adquire algo teve considerável mudança no decorrer dos últimos anos, o que afetou a forma como o consumidor realiza suas compras, e também como o comércio realiza as vendas. 

Isso levou a obrigatoriedade de adaptação por parte do comércio, afinal o cliente sempre busca inovação e facilidade, porém, sabemos que o cenário atual onde quase 100% das vendas são feitas de forma on-line está se normalizando, mesmo que aos poucos, e é certo que as pessoas voltarão a consumir também de maneira presencial, através de canais de vendas físicos. 

Neste contexto de adaptação ao consumidor, a aplicação do Omnichannel é uma alternativa perfeita, ainda mais para o comércio da moda, que vende produtos físicos para um público alvo que está sempre se atualizando, buscando novidades e se renovando assim como funciona com a moda em si.

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O omnichannel é uma estratégia de vendas que vem sendo muito utilizada na área do varejo, tem como objetivo proporcionar uma boa experiência de compra para o consumidor, essa estratégia busca interligar diferentes meios de comunicação simultaneamente, independente do meio utilizado, seja ele uma forma física ou on-line. 

Porém vale ressaltar que existem alguns desafios a serem superados para o sucesso da aplicação dessa estratégia no seu negócio, afinal está sempre acessível ao cliente, em diferentes canais de comunicação simultaneamente não é uma tarefa fácil.

Para entender mais sobre a aplicação do Omnichannel, seu funcionalmente e maneiras de melhorar as vendas no ramo da moda, confira as publicações no nosso site.

Entenda a diferença entre crosschannel, multichannel e  omnichannel

  • Crosschannel

Quando a empresa efetua a venda de forma on-line e oferece ao cliente a possibilidade de retirada do produto em uma loja física, é utilizada a estratégia do CrossChannel, onde canais de venda da empresa compartilham suas informações entre si, além de atuar juntas em uma mesma venda.

  • Multichannel

Estratégia onde a empresa oferece vários canais de compra, porém eles não são interligados, não havendo assim uma troca de informações entres os canais, os responsáveis por efetuar vendas físicas não tem acesso as vendas de forma on-line e vice versa. 

  • Omnichannel

Já no Omnichannel todas os canais de venda de uma empresa estão conectadas e compartilham informações entre si, é uma forma de estreitar o relacionamento entre on-line e off-line, oferecendo ao cliente uma melhor experiência na hora da compra, o cliente poderá fazer a compra de forma on-line se comunicando com um vendedor físico, além de poder optar por receber o pedido em casa.

Veja 5 principais desafios do Omnichannel no varejo da moda

     1. Alinhar logística e estoque entre meios físicos e on-line

Disponibilizar ao cliente vários meios para receber um produto depende da maneira adquira, permitir troca de produtos comprados pela internet por meio de lojas físicas, esses são alguns pontos a serem observados e alinhados entre os meio de venda, a final no omnichannel os meios de venda, se complementam ao invés de disputar entre si.

     2. Investir em tecnologia

Saiba e utilize a tecnologia para otimizar os resultados da sua empresa, simplificar transações, coletar dados, acompanhar o desenvolvimento das estratégias implantadas em seu negócio.

     3. Atender as expectativas do cliente 

Apesar de ser uma mesma loja e vender um mesmo produto, cada cliente terá preferência por um canal específico, por certa maneira de receber o produto, entender o seu cliente, suas expectativas e necessidades em ambos os canais de venda.

     4. Coloca o cliente como centro da operação

Lembre-se que para o cliente o esperado é a mesma abordagem para os canais on-line e off-line, ele espera o mesmo padrão de atendimento, qualidade, preços e entrega, sem distinguir os canais pelo qual efetua suas compras.

     5. Padronizar todos os canais

Sua marca leva uma identidade, esta identidade deve ser  reconhecida em ambos os canais de venda.  Integre o seu comércio em um único sistema de gestão, padronizando os meios físicos e on-line, em todas as áreas necessárias para o bom funcionamento da sua empresa, como o marketing, atendimento, vendas, precificação, contabilidade, e demais.

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