Como decorar sua clínica de fisioterapia!

decorar sua clínica de fisioterapia

24 jan Como decorar sua clínica de fisioterapia!

Decoração é o ato de enfeitar um determinado lugar, utilizando elementos que combinam com o ambiente, com a finalidade de se obter um espaço confortável e funcional. O profissional de decoração se utiliza de ferramentas e técnicas funcionais, ambientais, psicossociais e sensoriais para expressar o sentimento do ambiente ao seu usuário.

Mesmo não sendo da área de decoração você mesma gostaria de decorar sua clínica de fisioterapia?

Deixá-la com seu jeitinho, imprimindo sua personalidade? Afinal de contas, você é o profissional que traz conforto físico aos pacientes lesionados!! Você conhece como ninguém a importância que um ambiente adequado tem na resposta positiva do paciente!!

Então apresentamos algumas orientações para tornar sua clínica de fisioterapia um local de trabalho agradável tanto para você quanto para seu cliente, motivo do sucesso do seu empreendimento.

Pense em cores!

As cores de paredes, piso e teto devem transmitir a sensação de tranquilidade e bem-estar. Estudos realizados comprovam que as cores mexem com nossas emoções e sentimentos, representando nosso estado de espírito.

Para sua clínica de fisioterapia, procure utilizar cores claras nas paredes, como o azul. Segundo a cromoterapia, a cor azul é utilizada para combater dores em geral, enxaquecas, nervosismo, ansiedade, estresse. É uma cor calmante e agradável, ideal para a área de equipamentos de sua clínica de fisioterapia.

As cores indicadas para o piso são o verde, por passar a ideia de proteção e remeter à natureza ou ainda cores em tons pastel, por serem cores estimulantes e atraentes. O teto em branco exprime a ideia de amplitude e claridade.

Na área de trabalho evite utilizar cores que provoquem agitação nos pacientes, como vermelho, e aquelas que possam agredir seus olhos. Para se evitar a monotonia do local pode-se aplicar alguns pontos focais providos de cores fortes como um quadro, uma planta e até mesmo uma linda luminária direcionada.

Já para o espaço da recepção de sua clínica de fisioterapia, porque não se utilizar de cores estimulantes e vibrantes, que transmitem energia, força, alegria? Uma proposta é compor o ambiente da recepção com apenas uma parede pintada com cor e textura diferentes das demais.

Utilize objetos de decoração

Os móveis para a sala de recepção devem apresentar um bom aspecto e serem confortáveis. Nada de estofados rasgados, televisão que não funciona, revistas velhas, móveis enferrujados, aparentando desleixo e mau cuidado!  A recepção de sua clínica de fisioterapia é seu cartão de visitas! É a primeira impressão que seu paciente tem sobre você!

Procure utilizar poucos objetos decorativos que, posicionados em pontos estratégicos, tornam o ambiente da recepção mais sofisticado e moderno.

Flores como a orquídea, são muito bem-vindas pois combinam muito bem com qualquer ambiente. Mas atenção! Cuide para que o vaso exposto esteja florido e bonito!!

Tapetes e cortinas podem ser utilizados em sala de massagem, por tornar o ambiente mais aconchegante. Devem ser, de preferência, em cores lisas para não “brigarem” com a cor das paredes, e confeccionados com material de fácil higienização.

Invista na funcionalidade

Além da beleza, estilo e elegância da sua clínica de fisioterapia, é necessário se pensar na parte funcional. Para tanto, temos que:

  • O piso deve ser de material liso, antiderrapante e de fácil limpeza;
  • Os sanitários devem ser separados;
  • O ambiente deve possuir boa iluminação e ventilação;
  • O espaço deverá possibilitar passagem de cadeira de rodas;
  • O local deve ser adequado à lei de acessibilidade para deficientes físicos.

Também é conveniente aplicar a técnica de Feng Shui. Trata-se de uma “ciência” milenar chinesa, que define qual design se aplica melhor ao espaço, objetivando o equilíbrio de todas as energias do ambiente e aumento de prosperidade do negócio.

Definitivamente, estar em um ambiente harmonioso, bem decorado, que te representa, certamente faz a diferença para os clientes de sua clínica de fisioterapia!

Nenhum comentário

Postar um comentário